UOL

domingo, 25 de julho de 2010

História e desenvolvimento

História e desenvolvimento

Os helicópteros entraram pela primeira vez em combate durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, sua utilização tem se transformado desde uma simples busca de salvamento e evacuação a uma de arma de ataque. Taticamente, o helicóptero evoluiu durante a guerra do Vietnã com o advento do helicóptero Bell UH-1 "Huey" Iroquois, de acordo com Stephen F. Tomajczyk, autor de "Black Hawk".

Foto cedida pelo Departamento da Defesa - Centro de Informação Visual de Defesa
Um helicóptero UH-1N Iroquois dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos inspeciona um complexo militar iraquiano a oeste de Diwaniyah, Iraque, durante a operação para Libertação do Iraque
Tomajczyk credita ao Tenente Coronel Hal Moore (em inglês) pelo desenvolvimento da tática de batalha ao enviar tropas ao campo de batalha utilizando o Huey, e então transportando rapidamente os soldados de volta à segurança quando termina o combate. Moore e seu papel na primeira batalha importante da guerra do Vietnã em Ia Drang foi a base do livro e filme "Fomos Heróis".

Foto cedida pelo Departamento da Defesa - Centro de Informação Visual de Defesa
Baseado no sucesso do combate de helicóptero durante a guerra do Vietnã, o exército dos Estados Unidos procurou um helicóptero mais avançado para uso em combate. Enquanto o Huey mostrou que era capaz de movimentar tropas para a batalha, o exército procurou um projeto que fosse adaptável para diferentes configurações, que tivesse mais potência e que fosse mais silencioso e mais manobrável que o Huey. O exército criou o programa de Sistema de Transporte Utilitário Tático por Aeronaves (UTTAS) para desenvolver esse novo helicóptero de transporte.
Em 1972, tanto a Boeing (em inglês) como a Sikorsky (em inglês) foram contratadas para desenvolver protótipos para essa nova espécie de helicóptero de combate. Quatro anos mais tarde, a Sikorsky finalmente ganhou a competição para construir o novo helicóptero do exército UH-60A. É tradição dar o nome aos helicópteros do exército em homenagem a uma tribo nativa americana. Seguindo essa tradição, o UH-60A foi chamado de Black Hawk.
O Black Hawk entrou em serviço em 1978 e entrou pela primeira vez em combate em 1983, quando as forças dos Estados Unidos invadiram Granada. Desde que entrou em serviço, o Black Hawk acumulou mais de 5 milhões de horas de vôo. Transportou tropas no Panamá, Sudoeste da Ásia, Somália, Haiti, Bósnia, Afeganistão e Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário